sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A origem dos três reis magos

                 





         A história dos visitantes do oriente foi relatada na bílblia no livro de Mateus 2, entretando não se sabe ao certo se eram realmente três, mas que era  mais de um e supostamente 3 por terem sido entregues três presentes: ouro, incenso e mirra. Os visitantes do oriente foram chamados de magos, que no período eram associados a sacerdotes ou sábios, e, por virem do oriente, certamente teriam grande influência do zoroastrismo, ou, até mesmo, serem sacerdotes desta antiga religião Persa. Existem poucas evidências de que eram de fato "Reis", mas pelo fato de serem guiados "pelas estrelas" certamente detiam profundo conhecimento de astronomia, ciência profundamente estudada no mistérios orientais.Depois de aproximadamente 800 anos após o nascimento de jesus, eles receberiam nomes: Belchior ou Melchior, que quer dizer "meu rei é luz", Gaspar, "Aquele que vai inspecionar" e Balthazar, " Deus manifesta o rei".
                       A exegese vê na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida no livro dos Salmos (Sl. 71, 11): “Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”.Os magos, portanto, representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, brancos, negros e pardos, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou a Jesus ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade e da imortalidade.
                        Muito provavelmente a "estrela de de Belém"  pode ter sido um alinhamento planetário entre Júpiter, Saturno e Marte, representando simbolicamente os três povos conhecidos: o branco (Júpiter) representado por Melchior, o negro (Saturno), representado por Baltazar, e o amarelo, asiático (Marte), Gaspar. Esse fenômeno celeste aconteceu por volta do ano 6 a.C, já que se sabe que o nascimento de Jesus pode ter ocorrido de 6 a 7 anos antes do inicio do nosso calendário, que passou por várias reformas e ajustes.
                     A astronomia nesse período tinha um papel muito importante no oriente médio, por isso seria natural associar um evento celeste ao nascimento de Jesus, assim como se associou um eclipse à morte de Herodes e um cometa ao assassinato de Júlio César em 44 a.C.
                     Entretanto, a "estrela de Belém" teria sido a mais bela de todas, tal fato chamou atenção de diversos astrólogos da epóca e  marcou o início de uma nova era: O nascimento de Cristo, o messias, para a salvação da humanidade. Apartir desse momento, ocorreria a ruptura de velhos dogmas para dar surgimento ao novo caminho e a redenção da humanidade através de Jesus Cristo. Yeshua veio para resgatar a humanidade da escuridão, não pela religião, mas pelo amor.
                        Todos somos "reis" de nossas vidas, portanto, possamos refletir hoje acerca do que temos a oferecer a cristo e a humanidade além de velhas práticas religiosas. Temos tanto a agradecer pelo milagre da vida que meus lábios se fecham diante da constatação das maravilhas de Deus, assim observo em adoração, em um silêncio que tudo fala.

Feliz  2012!!!

             

3 comentários:

  1. Breitner, conhece a hipótese colocada pelo filme "Zeit Geist"? Embora tenha algumas mentiras (talvez muitas), tem um ponto que ele coloca que é interessante: os três reis seria o cinturião de órion (conhecido no brasil como as três marias e nos EUA como The Three Kings). Diz que no dia de natal (dia de maior luminosidade em um dos hemisférios e de menor no outro - data de adoração do deus sol), o cinturão de órion aponta para a estrela mais brilhante do céu (Sírius) de manhã cedo quanto logo abaixo dessa estrela nasce o Sol. Daí os três reis magos, a estrela de Belém e Jesus (deus solar). O fato dos reis magos se orientarem pela estrela denota a astrologia da época (na época astronomia e religião estavam interligados). Achei interessante essa história do alinhamento planetário também! Conhece alguma fonte para eu pesquisar?

    ResponderExcluir
  2. Pois é caro onei, A estrela Sírius sempre foi fonte de fértil imaginação de povos de várias culturas, tendo sido adorada em inúmeras culturas.Vi o documentário "Zeit Geist", realmente um ficção incrível.A astronomia foi muito importante para os vários povos, principalmente quando deixaram de ser nômades, a agricultura sem dúvida foi a base de nossa civilização e os "astros" nos "falaram muito" sobre as estações, o que propiciava uma colheita mais eficiente.O solstício de verão e inverno sempre foram marcos em diversas civilizações,principalmente as cunhadas como pagãs, por se relacionarem diretamente com o plantio e colheita.Tenho algumas fontes aqui.Quando vier a Fortaleza avisa de verdade..rsss.abração.

    ResponderExcluir