sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A desmascarando a farsa do subfinanciamento da saúde!!

   


 



                A verdade é única e absoluta, entretanto existem vários caminhos para alcançá-la, eis o relativismo dos fatos. A verdade em análise é: Temos que promover melhorias significativas em nosso sistema universal de saúde, isso é um fato indiscutível. Entretanto, tenho percebido um clamor poético e pueril da base do executivo por mais verbas para o setor, argumentando o subfinanciamento deste, o que bem é verdade.Porém,  tal problemática claro que não se deve a ausência da CPMF, afinal, problemas como os de hoje também tínhamos durante o período áureo deste imposto provisório. O problema central é que os parcos recursos investidos em saúde por parte da União é que são escassos.Vejamos a seguinte lógica matemática e simples: Comemoramos a conquista de sermos  a 5° economia do mundo, por outro lado, como podemos ter um setor tão importante subfinanciado se não for simplesmente por falta de prioridade para com este? Mesmo com tantos impostos cobrados, pela segunda vez consecutiva,  o Brasil ficou em último lugar no ranking internacional sobre o retorno em que os cidadãos obtêm em relação aos impostos que eles pagam.
             Ainda segundo o TCU, a saúde corresponde a 1/3 de toda a corrupção do País, sendo assim, questiono: Precisamos mesmo de uma contribuição social para a saúde? Por que  antes de criarmos uma nova taxa para o setor não tentamos enxugar a máquina pública, pondo fim a  milhares de cargos comissionados  com altos salários, realizando auditorias dos recursos públicos de forma responsável e racional e , principalmente, punindo severamente os corruptos, não apenas os exonerando dos cargos que ocupam. Não investimos 10 % dos PIB da união em saúde e vemos secretários do setor clamarem por recursos, e a solução simplistas que estes propõem é a criação de um novo imposto!! Ressalto que o Brasil é único País do mundo com sistema universal de saúde em que o setor privado  investe mais que o setor público. 
         Porque não se briga por uma distribuição mais justa e igualitária dos recursos da união? Como podemos ser convencidos a aceitar um novo imposto quando sabemos que o dinheiro público está financiando “shows milionários” em belas praias nordestinas ou sendo desperdiçados com milhões em verbas e mais verbas de gabinetes? Como nos convencer quando os fatos falam por si mesmo, empresas fantasmas, ONG's sem escrúpulos, mensalões, falsas obras, corrupção no judiciário, etc....

             Por respeito ao povo brasileiro senhores deputados e políticos, busquem antes mudar este terrível e assombroso quadro que vivemos em vez de penalizar mais uma vez a nação com um imposto adicional, em um País sem retorno social daquilo que se é cobrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário