quinta-feira, 7 de abril de 2016

Afinal, o que é saúde?


                    





               



                     Saúde é um dos conceitos mais difíceis de se estabelecer, pois varia muito entre culturas, povos e nações. Para OMS, saúde  é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social". Percebe-se que por muito tempo o conceito de saúde era estatístico, ou seja, limitava-se a ausência de doenças, que correspondia a tudo que estivesse fora da curva de normalidade de Gauss.         
          Evidentemente pelo conceito da OMS, poucas pessoa teriam saúde, pois esse estado conceito é praticamente impossível de existir em conjunto, algo utópico, contudo mais sistêmico que o antigo conceito cartesiano de anormalidade funcional de órgãos. A saúde, segundo Naomar Filho, é um problema simultaneamente filosófico, científico, tecnológico, político e prático.              
                   Reconhecemos que a saúde é  um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um gozá-la individualmente, sem prejuízo de outrem e, solidariamente, com todos.
                 Ainda segundo a OMS, a saúde depende da relação do indivíduo na sociedade, o que bem é verdade. Pois indivíduos organicamente saudáveis se inseridos em ambientes hostis, não terão  bem estar por completo.                
             Em resumo, o conceito de saúde é muito complexo, subjetivo e amplo, sendo qualquer tentativa de restringi-lo a métodos estatísticos  e a funcionalidade de órgãos uma limitação filosófica e até espiritual do ser, do homem em relação a sua própria natureza, da vida em detrimento da simples matéria em constante movimetação/transmutação. Cuidar da matéria não significa, necessariamente, velar pela saúde.É preciso ainda reconhecer, necessitamos de menos intervenção hospitalar e mais cuidado em saúde, zelo e reverência a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário