quinta-feira, 2 de abril de 2015

Uma paixão de cristo diferente.












...porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo ( João 4:4)






          Entre jejuns e sacrifícios típicos do período, esse ano resolvi ver a páscoa por uma nova perspectiva. Ao invés de me ater ao sacrifício, dor e martírio de Jesus humano, decidi ver todo esse cenário pela ótica que  cristo realmente quis que víssemos. Afinal, qual foi o último ato de Jesus as vésperas de sua prisão? Como reagiríamos diante da iminência da morte?

          Bom, Jesus novamente vai de encontro ao senso comum diante dessas situações, ao invés de recolher-se a solidão e refugiar-se lamentando a dor da traição, ele resolveu fazer um grande banquete que popularizou-se como a santa ceia. Resolveu está entre os que ele amava, sentir pela ultima vez a doçura do sorriso humano com o tempero de uma deliciosa refeição e bom vinho!!

         Fico imaginando Jesus bebendo e comendo fartamente naquela noite, contando histórias e motivando seus discípulos a amar a vida, sua mensagem afinal era que vale a pena viver, vale a pena está entre os que amamos!! Ele ainda nos alerta que certamente ocorrerão tropeços nas relações humanas, que é natural, contudo a todos é dado um grande poder chamado perdão!! Sim, a capacidade de perdoar é um dos maiores poderes do ser humano, pois nos liberta do cativeiro da dor passada para vivermos um presente pleno e um futuro repleto de esperança.

       Não era propósito de Jesus o foco em sua morte real e no sacrifício, vejo a paixão como uma oportunidade de focar o próximo, de nos doarmos mais para construção de um mundo mais justo e humano. Vejo ainda na paixão um homem que nos convida a vivermos com plenitude equilibrada e de forma amorosa, com fervor na relações humanas e familiares. 

        Na cena de seu sacrifício, há ainda uma mensagem muito especial: Cuidem uns dos outros, mantenham-se unidos, amem o  oprimido, lutem pela justiça social e vocês participarão do grande banquete comigo em breve!!

          Há muita Vida na morte de Jesus para ficarmos tristes, com isso ele nos convida a ter abundância, sermos felizes e ceiar com pessoas amadas de forma farta e alegre. Nessa ceia não jejuarei, ao contrário, celebrarei com minha família o precioso dom da vida. Não verei a morte como um ser humano, mas sob a perspectiva do nazareno que disse:    

" No mundo tereis aflições, mas mantenham o bom ânimo, pois eu venci o mundo" ( João 16:33)



2 comentários: