terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Como reduzir o erro médico?


Erro Médico

           

"Engana-se quem acredita que só uma formação profissional sólida é suficiente para evitar erros na assistência, é preciso muito mais que isso na prática diária, como processos de trabalho bem definidos e seguimento de protocolos institucionais".



            Nos EUA estima-se que ocorrem 100 mil mortes por ano devido a eventos adversos que poderiam ter sido evitados em internações hospitalares. No Brasil, contudo, não conhecemos esse número. Ao contrário, existe  um tabu entre os profissionais de saúde em relação a esse fenômeno, logo ele não é notificado nem para decisões gerenciais. 
              A ciência moderna em qualquer campo do conhecimento convive com o erro diariamente, contudo, o método cientifico com o tempo conseguiu desenvolver ferramentas para manter o erro controlado, de forma que pode-se prever sua apresentação e até estimar quando ele ocorrerá. Essa parte é fundamental para o desenvolvimento de qualquer medicamento, por exemplo. Assim, pode-se afirmar que todos os remédios indiretamente possuem uma porcentagem de erro em sua composição.
            Uma etapa fundamental para esse controle é a notificação com seriedade, sem juízo de valor ou caráter punitivo pelas instituições, devendo os profissionais  serem estimulados a realizar essa atividade. É preciso que as unidades de saúde, portando, notifiquem qualquer evento adverso que ponha em risco  a vida do paciente, estratificando-o em níveis de gravidade. Só assim pode-se traçar um cenário das situações de risco e identificar como estas ocorrerem e em quais circunstâncias. Com a prática, será percebido que muitos padrões se repetem, sendo isso o primeiro passo para o controle e manejo adequado do erro médico na prática clinica diária.
            Engana-se quem acredita que só uma formação profissional sólida é suficiente para evitar erros na assistência, é preciso muito mais que isso na prática diária, como processos de trabalho bem definidos e seguimento de protocolos institucionais.
            Notificar não é apologia ao erro, pelo contrario, é uma atitude madura e responsável de compreender o fenômeno para que este não se repita. Enquanto formos negligentes na notificação, ficaremos sempre colocando o erro para debaixo do tapete, invisível aos olhos gestores, mas sentido de forma cruel, silencioso e dolorosa por pacientes e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário