sexta-feira, 16 de março de 2012

A ilusão do PROVAB

                

            O Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (PROVAB) representa um retrocesso histórico no processo de construção da formação do  médico generalista, um dos pilares da educação médica da última década.Em absolutamente nada valoriza a atenção primária, sendo um grande equívoco a implementação de tal política.
             O nome do programa é inadequado para o que ele se propõe.Uma simples pergunta coloca em "cheque" a essência deste: Como a atenção básica é valorizada ao estimular a formação de médicos especialistas? Ainda mais lamentável foi observar tal política ser apoiada levianamente por maior parte das entidades médicas, mesmo conscientes do paradoxo que tal programa representa.
                    O nome real deveria ser "Programa de estímulo a aprovação na residência médica", pois assim explicaria melhor o propósito real deste. Entretanto, o Governo Federal vende uma ilusão aos recém formados e, principalmente a população carente, a qual pensa erroneamente que a atenção básica está sendo de alguma forma melhorada.
                     Por um lado, os investimentos em saúde sendo reduzidos  para permitir  aumentos de até 150% dos cargos do executivo e legislativo, por outro, um Governo que tenta, a qualquer custo, interiorizar a Medicina sem construir nenhuma política eficaz para tal feito, apenas desenhando um quadro com pincéis da mentira. Mais uma medida temporária e infeliz, contrariando uma política sólida de educação e interiorização da medicina que vinha sendo construída. Portanto, sem criar condições adequadas de trabalho  e sem respeitar a legislação trabalhística, os gestores nunca terão médicos suficientes no interior, tão pouco a população terá um atendimento consonante com os princípios basilares do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário