domingo, 30 de setembro de 2018

O que me emociona?






"Meus irmãos, eu não vos aconselho o amor ao próximo; aconselho-vos o amor ao mais afastado"

(Nietzche)










1- Umas das coisas que mais me emocionam é observar o olhar de pais para seus filhos. Acredito que a maior "experiência  terrena de Deus" não é se posicionar em funções de poder, mas ter a chance de expressar seu melhor de forma amorosa. Amar é o que temos de mais próximo de algo divino, nenhuma inteligência supera a ação do amor. Filhos são a chance de nos sentirmos Deus de verdade.


2- Sinto-me profundamente emocionado quando vejo vídeos de professores recebendo homenagens depois de 30-40 anos dedicados a uma instituição. Isso me comove profundamente. Nenhum professor deveria se aposentar sem honras, choros e júbilos. Ensinar é sempre uma vocação de amor.  Você dar o  melhor para o que o próximo seja melhor do que você, é acreditar em formar alguém para acrescentar luz e beleza ao mundo. Emociono-me ao pensar em todos os meus professores e mentores.

3- Emociona-me ainda atitudes atruístas que desafiam o "status quo" racional. Sinto profundamente constrangido e tocado ao ver pessoas como madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela,  Malaia Yousalfzi, Martin Luther King, Zilda Arns, etc...seres humanos que voltaram suas vidas 100% para um missão de amor ao próximo e  foram capazes de transformar o mundo. A capacidade humana de acreditar em um missão maior do que a si mesmo em prol do próximo me toca verdadeiramente.

4- A arte humana, a beleza da natureza, o silêncio comigo mesmo, as inúmeras obras literárias, tudo isso faz sentido de continuar acreditando na vida, continuar acreditando que somos capazes de construir algo maior do que está posto.




"Existe apenas um requerimento espiritual: amar ao próximo. Os outros preceitos existem só para condicionar a pessoa a amar o seu próximo"

(Rav Berg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário