segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Entenda as Aventuras de Pi


                 





                    Um jovem, uma zebra, uma iena e um macaco sobreviventes de um naufrágio em pleno oceano, longe do mais remoto traço de civilização.No fim do filme, a versão racional é revelada, o garoto, sua mãe ( macaco), um marinheiro (iena) e um tripulante ferido (zebra com perna quebrada) tentam sobreviver durante semanas.Para manter-se vivo, o marinheiro (iena) usa a zebra ferida como alimento para pesca e, após isso, no desespero de sobreviver, mata a mãe de pi, personificada no orangotango "suco de laranja". Não mais suportando tamanha crueldade, o tigre adormecido em pi surge e mata ferozmente a Iena  (o marinheiro).
                     Os tigres sempre foram símbolos orientais da força desgovernada, dos impulsos primitivos e da "bestialidade humana". O tigre reaparece em pi no momento necessário e, a partir desse momento, é travada uma imensa disputa, com direito a tormentas e tempestades, entre "homem e seu próprio tigre", ou espírito x matéria. As inúmeras tempestades  simbolizam a árdua missão que é ter o controle dos próprios instintos, o domínio das paixões humanas.
                     Durante a batalha, pi respeita  e cuida do seu lado "yin", pois sabe que sem ele, o "yang"(yin-yang),  não  é possível a manutenção da vida  em plena harmonia, segundo tradição taoista. No cristianismo, temos duelo entre as sete virtudes (força, caridade, fé, esperança, temperança, justiça e prudência),  e os sete pecados capitais (preguiça, luxúria, inveja, orgulho, gula, avareza, cólera), que devem se equilibrar em nossa natureza humana, estando as primeiras no controle. As virtudes teologais cristãs também são marcantes no filme, fé em Deus na tormenta, esperança de sobreviver a batalha espiritual, e o amor e altruísmo para consigo, que inclui a "fera interior", necessária para nossa própria existência, mas que precisa, assim como richard park, o tigre, ser "adestrada".
                 Cansados de tanta guerra, desejamos trégua (a ilha carnívora), ela acalenta temporariamente nossos corações, nos prepara para iniciarmos o combate, "combati o bom combate, era essa batalha que Paulo falava. Por um momento, poderíamos nos conter com a sombra da ilha e cessar a árdua trajetória, parados, até o fim dos nossos dias.Mas pi não desiste, pega o necessário e segue desejoso em domesticar completamente seu "eu interior" , lançando-se novamente no  mar oculto das emoções.
                    Ao encontrar terra firme, a "despedida" do garoto e do tigre é um momento epifânico. O tigre não olha para trás propositalmente, para indicar que não há despedida, mas um reencontro com a natureza de cada um, o equilíbrio metafisico é atingido.O espirito domina a matéria e reina pujante sobre ela no controle da "fera interior".
                   Onde está Deus no filme?Não foi cristo que disse,  "vinde  a mim todas a criancinhas, pois delas é o reino dos céus", e complementa depois, "Vinde todos! Pois meu julgo é suave, e eu vos aliviarei".Deus está na possibilidade de vida, independente do que você tenha vivido, testemunhado, acreditado ou sofrido.
                             

11 comentários:

  1. Muito massa, adorei! Mas desvendar os segredos, tentar descrever através de interpretações tira um pouco da fantasia e poesia. E, principalmente, sobre o que é Deus, ou seja, está naquilo que é impossível de explicar, o inatingível, mas que sabemos que está lá! De todo modo, o bonito da arte é isso, cabe dezenas de interpretações, sensações, afetos diferentes. A cada olho que vê, há uma alma enxergando um horizonte diferente! Belo filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza minha amiga.Aqui são interpretações pontuais de uma infinidade de outras possíveis.Essa é a beleza dos símbolos e da arte..escrevemos apenas o que nosso coração foi tocado a escrever, longe de pretender estabelecer tais idéias como as únicas verdadeiras!Valeu Daniele Queiroz!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Concordo plenamente com você Breitner! Eu teria uma leitura um pouco diferente, mas é apenas uma leitura de tantas possíveis! Fantástico texto! Gostei bastante! Tinha lido, mas precisei ver o filme (2a história sobre os homens) para chegar a essa concordância (a primeira, a dos animais)!

      Excluir
    2. Valeu amigo.Realmente é um filme de grandes reflexões, e cada um pode ser tocado por uma vertente diferente, de acordo suas experiências de vida.Abração amigo e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Parabéns pela análise do filme, assim que assisti procurei por uma explicação filosófica do filme e encontrei o seu site, seu texto sanou todas minhas dúvidas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Ótima análise, confesso que depois de ver o filme não entendi muitos pontos e procurei alguma explicação na internet e assim como o outro anônimo encontrei seu site. Agora consegui captar a essência do filme. Obrigada. Ass. Janna

    ResponderExcluir
  5. Muito boa análise, embora o filme seja inesgotável de interpretações. De fato, vemos que após os questionamentos religiosos do início, ele se vê em uma situação inescapável. Aprendemos que resposta, portanto, não é intelectual: é a própria situação a ser vivida que traz a resposta. Ou a necessidade de viver a situação já é a própria resposta. Maravilhoso filme!

    ResponderExcluir